TOEFL - Test of English as a Foreign Language



TOEFL - Test of English as a Foreign Language (Teste de Inglês como Língua Estrangeira).

Muito provavelmente você já ouviu falar do TOEFL, o mais importante certificado da língua inglesa. Quando o assunto é domínio do idioma, este exame é um dos mais famosos do mundo, com reconhecimento internacional. Então fique esperto, que vamos esmigalhar este assunto.

O TOEFL é um exame que tem por objetivo avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. Em outras palavras, mede o seu conhecimento e habilidade no idioma.

Este exame é requerido aos que tentam ingressar em uma universidade de um país em que o inglês é a primeira língua. Além disto, órgãos governamentais e programas de bolsa de estudos também o utilizam como requisito de admissão em seus cursos, visando avaliar o seu nível de fluência e domínio no idioma.

Ter este certificado é um destino certo para alavancar a carreira e abrir portas no mundo acadêmico como um mestrado ou um doutorado no exterior.

A prova é uma das mais respeitadas do mundo, por avaliar de forma consistente, as quatro habilidades da linguagem: ler, escrever, ouvir e compreender, e o mais desafiador, falar.


Existem três tipos de TOEFL. IBT, PBT e ITP


  • IBT (Internet Based Test) é uma modalidade de prova feita pela internet, mas em um centro autorizado e com acompanhamento de fiscais. 
  • PBT (Paper Based Test) é uma modalidade de prova feita presencialmente e no papel impresso.
  • IPT (Institutional Testing Program) é uma modalidade que não tem reconhecimento internacional, e é válida somente no país de origem.

Como é a Prova

São avaliadas quatro habilidades do candidato, que buscam medir o nível de entendimento e expressão na língua inglesa.

  • READING
Compreensão da leitura. Avalia a interpretação de texto. São 4 textos para leitura em que se deve responder em média 12 questões diferentes. Essa parte vale 30 pontos.


  • LISTENING
Compreensão auditiva. Avalia se há entendimento e interpretação das conversas abordadas. Essa fase é composta por gravações, que após escutar por 2 vezes, você deverá responder a 6 perguntas sobre cada audição. Também vale 30 pontos.


  • SPEAKING
Avaliação oral. O Speaking é a terceira fase do TOEFL. A sua capacidade de falar inglês é avaliada. O candidato deve expressar uma opinião sobre um tópico familiar e falar com base em tarefas do reading e listening. É disponibilizado gravadores aos participantes, que serão avaliados posteriormente. Essa etapa vale 30 pontos. 


  • WRITING
A quarta e última etapa do TOEFL é a redação., onde é avaliado a capacidade de expressão crítica no inglês, a sua capacidade de criação de frases e textos. É o momento de escrever dois textos de aproximadamente 300 palavras cadas.

A primeira redação geralmente está relacionada a um dos textos que já leu, e a segunda trata de perguntas específicas onde pede que você dê a sua opinião sobre o assunto. Essa última etapa também vale 30 pontos, fechando 120 do exame total.



Duração, Pontuação e Validade 

O exame TOEFL tem duração de 4 horas, e é dividido em dois blocos:
  • Reading e Listening - em média 3 horas;
  • Speaking e Writing - com duração menor, em média 1 hora.

Como você percebeu, o valor máximo do exame é de 120 pontos. Então, segue a seguinte escala:

                                   57 a 86 pontos - considerado nível intermediário 

                                   87 a 109 pontos - considerado nível intermediário maior

                                  110 a 120 pontos - considerado nível avançado

É essa nota que você precisa apresentar para a universidade que deseja. A maioria pede pontuação entre 80 e 100 pontos para graduação, sendo que as mais conceituadas podem pedir no mínimo 100 pontos para programas de mestrado e doutorado.

Não há como reprovar no TOEFL, a prova é utilizada apenas para medir o nível de conhecimento e habilidade do candidato em relação ao inglês. 

A validade do exame TOEFL é de 2 anos, a partir da data da prova.


Inscrição

Para se inscrever no TOEFL, a maneira mais fácil é pela internet, no site www.ets.org/toefl, pagar a taxa de inscrição que varia de 120 a 250 dólares e escolher a data e o local certificado para aplicar o exame.

Caso na primeira prova não alcance a pontuação de que precisa, não se preocupe, você pode repetir o TOEFL quantas vezes precisar.

No exame TOEFL não cai gramática, portanto não perca tempo estudando por métodos tradicionais. Como já mencionei, o exame é para avaliar a sua fluência no idioma, e não se você sabe regras ou teorias gramaticais.

Se você fez o curso Just Talking Power Course até o final, já está qualificado a conseguir uma pontuação nível intermediário, mas se você precisa de uma pontuação maior, então vamos em frente.




Como se Preparar para o TOEFL

Existem vários cursos preparatórios e aulas particulares focadas neste exame. Além de livros e treinamentos específicos caros. Mas se você seguir a risca exatamente tudo o que vou falar aqui, você não precisa gastar 1 real em preparação para o exame TOEFL. Veja:


1º Leia Inglês Todos os Dias

Insira o inglês no seu dia-a-dia. Quanto mais você lê, mais conceitos e vocabulário novos você aprende, além de treinar os que já sabe. Então leia sites de notícias diariamente, assim como artigos, livros ou qualquer outro conteúdo que lhe interesse. Mas lembre-se, você deve ler inglês todos os dias. Acesse o site justtalking.club e você encontrará tudo isso.


2º Ouça Podcast Todos os Dias

Ouvir inglês todos os dias desenvolve sua habilidade de entendimento da língua. Compreender um áudio é geralmente mais difícil que compreender um vídeo, por isso, treine bastante esta parte para alcançar um alto nível de entendimento. Fazendo isto todos os dias, sua compreensão oral ficará muito forte.


3º Escreva em Inglês Todos os Dias

Está é uma parte super importante do exame TOEFL, a escrita. Então pegue um caderno e uma caneta e comece a treinar todos os dias, escrevendo sobre como foi seu dia como um diário, ou um artigo ou notícia em inglês que você leu, escrevendo a sua opinião ou fazendo um resumo explicativo.

Fazendo isto diariamente você estará treinando a sua habilidade de se expressar na língua inglesa, além de treinar naturalmente a gramática e o seu poder de articulação em buscar as melhores palavras a serem usadas. Você ficará cada vez mais rápido! 

Quando se escreve, consequentemente você também está treinando a fala, "se você pode escrever, você pode falar". portanto não perca tempo. Ao terminar de escrever o seu texto, expresse essa mesma opinião falando inglês em voz alta. Não leia o texto que escreveu, apenas fale espontaneamente. Você irá se surpreender com todo o poder de articulação e vocabulário que irá utilizar neste momento, pois as palavras e as estruturas já estão na sua mente. Fazendo isto diariamente, você estará há um passo da fluência.



4º Refaça e Treine com Provas Anteriores

Está é uma das melhores maneiras de se acostumar com o estilo das provas, o tipo de questões e a marcação do tempo. Fazendo isto você terá um panorama de quais são suas fraquezas e poderá treinar e melhorar antes do exame oficial.

Dê uma atenção especial a habilidades que não estão totalmente firmadas, então treine, treine e treine utilizando provas já aplicadas pelo TOEFL.

A base para o sucesso neta prova é treinar a sua capacidade de interpretação de texto e a compreensão do discurso falado.

Para você se familiarizar com os tipos de questões exigidas e treinar questões que já caíram anteriormente, disponibilizamos uma prova completa do exame TOEFL para você baixar.

(Torne-se membro Just Talking e tenha acesso a materiais e treinamento para exame TOEFL)


Conclusão

Agora que você tem uma visão geral do que é o TOEFL, para que seve e como se preparar para este tão importante exame, cabe a você avaliar as suas necessidades de acordo com suas metas e objetivos e seguir em frente.


"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis".

José de Alencar



Take Care Everybody





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender inglês muito rápido?

Como o cérebro aprende uma segunda língua

A linguagem é uma habilidade, não um conhecimento,