Como Desenvolver a Leitura de Livros em Inglês


Imagine seu cérebro rodando a mil por hora totalmente em inglês.

Você envolvido na história, imaginando ela acontecendo dentro da sua mente. A descrição dos fatos, dos ambientes, a narração, os personagens conversando em inglês, e tudo isto simultaneamente enquanto você lê e assimila um livro em inglês.

Imagine você se emocionando com a história, curtindo, rindo, se entusiasmando, ao ponto que, o fato do livro ser em inglês é apenas mero detalhe. Porque o que importa mesmo é o conteúdo do que está lendo, a curiosidade de saber o final é o que te move a seguir em frente...

Então neste momento você se lembra que também está treinando e melhorando ainda mais a sua habilidade no inglês, mas desta vez tem algo de diferente, você faz isto enquanto se diverte, se emociona, ou se surpreende com o seu livro.


Dentre todos os benefícios que existem em ler livros em inglês, um deles é meu preferido:

"Ler livros em inglês ajuda você a atingir a fluência na língua mais rápido do que nunca."

Antes de eu explicar como desenvolver a leitura de livros em inglês, deixa eu falar de todos os benefícios que leitura, de um modo geral traz a quem lê, seja um livro, uma noticia, um artigo etc:


Benefícios da Leitura em Inglês


  • Ler inglês amplia o seu vocabulário de forma incrível;  

Quanto mais você lê inglês, mais e mais palavras novas você aprende, além de treinar as que você já sabe

  • Ler inglês desenvolve a sua habilidade da escrita;

Quanto mais você lê inglês, melhor você escreve em inglês, e de forma correta.


  • Ler inglês desenvolve a sua habilidade da comunicação oral;

É fato, quando mais você lê inglês, melhor você fala inglês. Porque? 

Porque quando você está lendo, você está desenvolvendo e aprimorando o seu poder de articulação na língua, a sua capacidade de se expressar, a sua comunicação, e isto acontece mesmo sem querer, mesmo este não sendo o seu objetivo principal, você estará treinando, praticando e melhorando apenas fazendo isto, lendo.

Agora um benefício bem legal que advém da leitura em inglês:


  • Ver a gramática em ação.


Esta é uma das coisas mais legais da leitura em inglês. Tudo aquilo que você aprendeu sobre teorias e regras gramaticais chatas, vão estar dentro da leitura não só de um livro, mas de qualquer coisa que você ler em inglês. Mas agora, você está vendo isto na prática, acontecendo diante dos seu olhos, mas a diferença desta vez é que a gramática não é o foco, o foco é a história que está lendo. Esta é uma abordagem completamente diferente da que está acostumado. Isto é fazer algo divertido, prazeroso e agradável ao mesmo tempo em que aprimora as suas habilidades de fluência. 

Então vamos ao que interessa.


Como Desenvolver a Leitura de Livros em Inglês

Primeiramente, não aditante começar com livros grossos e complexos, isto apenas vai desmotivar você e o fará desanimar e desistir, não só de ler o livro, mas até mesmo do inglês como um todo. Se a toda hora você tiver que recorrer a um dicionário de inglês, isto tornará tudo muito chato e entediante. 


O ideal é ler livros de acordo com o seu nível de inglês e ir aos poucos avançando. Então comece do início.


Leia livros infantis em inglês

Livros feitos para crianças nativas da língua e que estão começando a aprender a ler; este é o primeiro passo para você. É uma leitura leve, cheia de gravuras e na maioria dos casos, com um fundo moral como de pano de fundo bem inspirador. Não importa se você já se considera muito velho para este isto de leitura, deixe seu orgulho de lado e lembre do porque está fazendo isto.


Depois de um tempo e muita leitura de livros deste tipo, você avança para a segunda etapa.


Leitura de livros em inglês simplificados

Existem editoras especializadas em pegar livros grandes, complexos e difíceis de ler e entender, e simplificá-los para aprendizes ESL (sigla em inglês para English as a Second Language - o inglês como segunda língua).

Editoras como a Macmillan e Penguin que costumam até classificar seus livros de acordo com a dificuldade apresentada, numa escala que vai do iniciante ao avançado.


Depois de um tempo e de muita leitura de livros deste tipo, você avança para a terceira etapa.


Leitura de livros em inglês, sem simplificação

Nesta etapa você ainda tem que ter um pouco de cuidado, porque apesar do seu inglês já estar em nível avançado, lembre-se, agora você estará lendo livros em inglês feitos para nativos da língua. Então comece com uma leitura mais leve, mais tranquila. O que eu quero dizer é que não comece com  livros complexos como O Senhor do Anéis ou Game of Thrones.

Como sugestão, leia livros de aventuras ou histórias que você já conhece. A saga Harry Potter por exemplo é ótimo, são sete livros entusiasmantes a qual você acompanha a evolução do personagem principal. Eu recomendo e assino embaixo. Leia.


Outro bem livro interessante e de uma leitura leve é o clássico é O Alquimista. Este livro já foi traduzido para mais de cem países. Se você já leu a versão dele em português, agora leia em inglês! 


E continue assim, lendo livros em inglês com histórias que você já conhece. Depois de um tempo e de muita leitura de livros deste tipo, você avança para a quarta etapa.


Siga a sua curiosidade e paixão

Agora leia o que você gosta e tem interesse, siga a sua paixão! O importante é manter o contato contínuo com a língua, então leia todos os dias.

Não precisa ser apenas livros, você pode ler artigos, notícias, revistas, coisas deste tipo. E onde você vai encontrar tudo isto que falei aqui? Simples!



Just Talking English (Website )


Conheça, Just Talking English!

Em Just Talking você tem artigos e notícias atuais do Brasil e do mundo em inglês, com níveis que vai do iniciante ao avançado. E muitas outras coisas. Então ao invés de você ler uma notícia em Português (língua que você já domina), leia esta mesma notícia em inglês! Mantenha contato com o idioma continuamente. Leia Inglês Todos os Dias

Tem uma área muito incrível e sensacional em Just Talking chamada Book Club, onde há centenas de livros para download, e também o que chamamos de, "O livro da vez", onde você conversa, comenta e discute em inglês com todos os participantes, sobre um livro escolhido para leitura e interação. A cada dois meses é discutido um novo livro.

Mas o que é mesmo legal é esta área, "Livros em inglês para iniciantes".

Nesta área você encontra o conteúdo que precisa para começar a ler livros em inglês. Então o acesse o site www.justtalking.club e siga as etapas naturais da leitura:

Comece com livros infantis, então passe para a leitura de livros simplificados, e depois para livros feitos para nativos, ou seja, não simplificados, mas de uma leitura mais leve como Harry Potter e junte-se a nós para discutirmos e comentarmos (tudo em inglês), livros fantásticos e de muito, muito e muito conhecimento. 



Take care everybody

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender inglês muito rápido?

Como o cérebro aprende uma segunda língua

A linguagem é uma habilidade, não um conhecimento,