Interaja no idioma diariamente sem viajar.

Um motivo (ou desculpa, dependendo de como você vê) que as pessoas citam por não aprender outros idiomas é que não podem visitar um país em que é o idioma nativo é falado. Sem tempo, sem dinheiro, etc.


Não é garantido o fato de estar morando em um outro país, que você aprenderá a língua deles. Conheci muitos ​​expatriados que viveram no Brasil por anos sem aprender Português. Viver no exterior e estar imerso no idioma local não é a mesma coisa. Depende muito das suas interações, ou seja, se você se expões ao idioma.

Se você mora no exterior, mas na maior parte interage apenas com pessoas próximas que falam a sua língua, seu progresso será pequeno ou quase nulo.

É inegável que a imersão faz total diferença quando se está aprendendo uma outra língua, então, se precisamos ouvir e usar o idioma de forma consistente para estar imerso, a imersão virtual funciona? É eficaz?

Claro que sim!!!!

A tecnologia torna possível a imersão chegar até você e nem precisa comprar uma passagem de avião.


Para ouvir o idioma falado de forma consistente, você pode conferir rádios e podcasts com uma vasta seleção assuntos adequados ao seu nível. Os aplicativos são gratuitos e fáceis de usar.

Para assistir ao idioma de forma consistente, veja o que é tendência no Youtube naquele país no momento. Tv's de streaming como Netflix e outras são uma ótima opção.

Para ler no idioma de forma consistente, além dos sites de notícias, você pode encontrar blogs legais e outros sites populares no ranking dos principais sites por país da Alexa.

No entanto, essa pode não ser boa noticia pra você, mas para fazer uma imersão total morando no seu país de origem, é necessário ainda ir mais longe...



Isso parece loucura, mas o resultado é garantido. Você precisa viver no seu país como se estivesse vivendo num outro país. Ou seja, escute o idioma de 7, a 10 horas por dias, intercale com leitura de livros, artigos e notícias para relaxar um pouco, depois escreva por uma hora no idioma e fale por outra hora, de preferencia fale com pessoas acima do seu nível ou nativos.

É claro que você precisa de tempo, coragem e muita força de vontade para fazer este tipo de coisa, pois são 12 horas diárias de interação com o idioma, por no mínimo 3 meses direto, sem parar. Mas o resultado é extraordinário e surpreendente...

Em suma, tudo depende do seu objetivo no novo idioma, até onde quer chegar em relação a níveis de  fluência.

Quer soar como um nativo? Então a imersão é mais que necessário, e pode ser feita sem sair de casa.


Take Care Everybody

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender inglês muito rápido?

Como o cérebro aprende uma segunda língua

A linguagem é uma habilidade, não um conhecimento,